Tom Cruise luta contra a calvície

Tom cruise usa medicamento contra calvície

Tom Cruise não se liga apenas na forma física agora que atingiu os 50 anos. O astro de Hollywood também estaria cuidando de perto das madeixas, preocupado em ficar careca no futuro, segundo reportagem publicada pela “Star Magazine”. O novo recurso do ator, ainda segunda a revista, seria o medicamento Minoxidil, que vem fazendo sucesso entre homens e mulheres que lutam contra a calvície.

Antes restrita ao público masculino — e feminino após os 45 anos —, a calvície tem feito vítimas cada vez mais jovens. Cerca de 25% das mulheres com 30 anos já apresentaram sintomas da alopecia androgenética, nome científico do distúrbio, segundo o dermatologista João Carlos Pereira, de São José do Rio Preto (SP).

“Com a mulher no mercado de trabalho, tendo maior participação social e praticando atividades físicas, não é mais possível ficar com o cabelo estrategicamente arrumado, escondendo a área rala por dias ou semanas”, diz Pereira. Fora os indícios de que essa realidade contribui para o problema. “Nos últimos 20 anos, a incidência da calvície feminina praticamente dobrou”, reforça um dermatologista de São Paulo.

O medicamento usado por Tom Cruise – que também tem versão para as mulheres – é produzido à base de minoxidil, que atua na condução do fluxo sanguíneo às células de seu couro cabeludo, provocando assim o nascimento do cabelo ao aumentar o número das células que crescem ativamente. O produto deve ser aplicado duas vezes ao dia.

Estresse em alto grau, assim como doenças auto-imunes, podem levar os fios a um colapso — e eles despencam em tufos. É a alopecia areata, conhecida como pelada. O couro cabeludo fica com falhas arredondadas do tamanho de uma moeda em vários pontos. O mesmo dano pode ocorrer por maus-tratos aos fios.

As donas de cabelo crespíssimo são fortes candidatas à queda do tipo traumática. “Quanto mais enrolado o fio, menos ele cresce e mais frágil é”, explica a médica Alessandra. Por isso, pode cair devido a alisamentos, relaxamentos, chapinhas, escovação excessiva… “De tão severa a queda, em muitos casos, é irreversível”, revela Pereira. E quem tem cabelo liso e não dispensa uma química, em especial as descolorações sucessivas, pode deixá-lo fino, seco, áspero e com pontas duplas. Fica quebradiço e tende a cair.

Vale ter carinho especial pelo cabelo, conversar com seu cabeleireiro sobre como mudar o visual sem prejudicar os fios e apostar em uma dieta balanceada. Certos alimentos, ricos em substâncias que fortalecem e formam o fio, não podem faltar no seu cardápio: carnes (aminoácidos lisina, cisteína e prolina), vegetais alaranjados como cenoura e folhas de cor verde-escura (betacaroteno), grãos, nozes, legumes e cereais integrais (vitaminas do complexo B).

Com a alopecia areata instalada, um médico indicará injeções de medicamentos, uso de cremes ou ainda aplicações de substâncias como minoxidil.

Veja a matéri em http://www.abril.com.br/noticias/comportamento/conheca-substancia-tom-cruise-estaria-usando-contra-queda-fios-474342.shtml