Você é um homem vaidoso?

Vaidade: traço marcante do homem moderno

 O homem brasileiro caminha para ser um Adônis – Deus da beleza na mitologia grega. A grande onda começou nos anos 90, os preconceitos foram caindo devido à necessidade de melhorar a primitiva aparência e a beleza masculina. Alguns dos fatores que levaram a essa mudanças de comportamento foram: a descoberta de si próprio, a elevação da auto-estima, necessidades profissionais (de parecer mais jovem), longevidade e também o prolongamento da atividade sexual com as pílulas para disfunção erétil.
As mulheres festejam a nova postura e também admiram e valorizam aqueles que se diferenciam no meio. A maioria delas prefere estar ao lado de um homem bem cuidado, mostram as pesquisas. Atualmente os homens são exigentes e não descuidam de um corpo em forma, cabelos cuidadosamente alinhados ou desalinhados, pele reluzente e roupas e acessórios bem adaptados ao seu estilo. Isso sem contar aqueles que só usam grife, para parecerem mais sofisticados.
Normalmente os homens que se cuidam estão na faixa de 20 a 60 anos, mas o interesse também aumenta entre os adolescentes e avôs, reforçando a máxima que vaidade não tem idade. O astro Brad Pitt e o atacante inglês David Beckmam, do Real Madrid, são apontados como os ícones atuais do homem moderno, assim como Dolce & Gabbana e o Giorgio Armani – também o preferido entre os consumidores masculinos.
Entre os modernos do país estão os empresários João Paulo Diniz, Alexandre Accioly, Rafael Calomeni, Luciano Huck, Roberto Justus entre tantos outros.  Mas o processo vai mais além: esses homens também são ávidos por informação e não dispensam as revistas especializadas no universo masculino: as revistas GC, Vanity Fair, importadas e Vip e UM nacionais.
Por outro lado o mercado se adapta rapidamente aos novos consumidores: novos serviços, produtos e locais até então destinados ao público feminino, fazem agora a alegria da ala masculina.
Segundo associações especializadas, o motor de crescimento são os produtos específicos de alta tecnologia para bem estar e beleza. Preocupados com o visual, o homem moderno recorre, sem pudor, a cremes, tinturas, bronzeamentos, hidratação, balaiage, luzes, massagens, depilação a laser, cirurgias estéticas, tratamentos estéticos de pele, terapias anti-estresse, spas, academias de ginástica e consultórios de dermatologia.
Depois de tanta inércia comportamental, agora vemos em pouco mais de dez anos uma verdadeira revolução masculina. Hoje, somente seis em cada cem homens rejeitam a possibilidade de usar produto de beleza, tanto é que faturamento anual de cosméticos masculinos foi de R$ 800 milhões, graças aos vaidosos.
Seguindo tendências internacionais, as clínicas de dermatologia e beleza vêem, a cada ano, um volume cada vez maior de homens cuidando da sua aparência, tanto é que o brasileiro esta em sétimo lugar no ranking dos narcisos. Os Venezuelanos são os campeões. Entre as cirurgias estéticas a lipoaspiração, transplante de cabelos, blefaroplastia (pálpebras) são as mais realizadas. A toxina botulínica e os preenchimentos faciais para eliminar rugas e sulcos faciais fazem parte da rotina semestral dos belos.
Os cuidados com a textura da pele, cumprem ainda uma freqüência ainda maior: limpeza de pele e esfoliações mensais.
Mas como tudo que é “high tech” fascina essa população, os lasers, fazem parte do armamento futurista da beleza. Sessões de Luz Intensa Pulsada com o aparelho Quantum estão entre os preferidos para tratar os efeitos do sol sobre a pele: manchas, sardas, poros dilatados, rugas superficiais e excesso de oleosidade. Os incômodos vasinhos vermelhos da lateral do nariz, ou mesmo, na bochecha, que quando estão em ambientes quentes ou quando tomam alguma bebida alcoólica deixam um rubor indesejável no rosto, também são eliminados em uma ou duas sessões com o Laser de YAG. As pintas e verrugas são evaporadas com os raios do Laser de CO2, com ausência ou um mínimo de cicatriz. As tatuagens dos tempos de rebeldia ou de namoradas passadas perdem espaço no contexto profissional ou familiar e as luzes do
Laser também apagam essas figuras.
Mas a grande sensação entre os bacanas do momento é a depilação a laser. Modernos aparelhos como o laser robótico, podem depilar áreas extensas como o dorso peito em sessões mais rápidas e confortáveis. Outros, com problemas com a barba eternamente irritada, solucionam muito bem esse problema. Normalmente com quatro a seis sessões, os pêlos que no passado eram símbolo de masculinidade, agora são indesejados.
Finalmente entre os cuidados com a proteção e preservação da pele estão os filtros solares personalizados para o dia a dia, hidratantes para pele oleosa e ácidos noturnos para renovação celular e afinamento da pele, mesmo porque a pele masculina é mais grossa que a feminina (2mm contra 1,5mm). Ah! Os cabelos também merecem cuidados especiais com os tratamentos contra queda com os produtos finasterida e minoxidil que mantém os cabelos por muito mais tempo.
A calvície, um dos fantasmas do passado dos homens, já não assusta mais. O transplante de cabelos folicular traz os cabelos de volta com total naturalidade em uma ou duas cirurgias. Por outro lado, o corpo vai cada vez mais sendo modelado nas academias, mas quando isso não é suficiente, a lipoaspiração resolve. O vestuário e as grifes de acessórios masculinos (canetas, relógios, brincos, tênis, pulseiras, cordões, gravatas, charutos, motos, automóveis, barcos) são os objetos desejados e cada vez mais consumidos entre o homem moderno, que os fazem parecer mais bonitos, felizes, confiantes e … desejados.

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