Cabelos no verão

O verão chegou! Proteja seus cabelos já!

O verão está chegando e com ele vem aquela vontade de se jogar na praia ou na piscina. Mas como aproveitar tudo isso sem prejudicar os cabelos? O Dr. João Carlos Pereira, da Clínica DERM, de São José do Rio Preto, explica como cuidar dos cabelos e protegê-los da ação do sol, da água do mar, da piscina e do calor.

1 – Por que os fios submetidos ao sol, água e areia ficam ressecados e espigados?
Dr. João Carlos Pereira – Nestas condições, as escamas da superfície do cabelo (cutícula) ficam abertas e as pontas bifurcadas. Isto ocorre pelo ressecamento e dano desta superfície e na estrutura do fio, provocada pela ação do sol, sal e poluentes da água do mar, produtos químicos usados na conservação da água das piscinas e uso continuo de elásticos e presilhas com cabelos molhados.
2 – Qual tipo de água prejudica mais os cabelos: a do mar ou da piscina? Por quê alguns cabelos ficam esverdeados?
Dr. João Carlos Pereira – Cada uma delas traz danos aos cabelos de maneira diferente. No caso da água do mar, os raios ultravioletas reagem com o sal dando início a um processo  de decomposição da camada protetora dos fios e pigmentos dos cabelos. Isso fará com que eles fiquem ásperos, quebradiços e desbotados, além de prejudicar a elasticidade dos fios e enfraquecer sua raiz. Resultado: perda da beleza e queda dos cabelos.
Com a água da piscina os cabelos ficam duros e difíceis de pentear. Além disso, o cobre da água clorada, reage com a água oxigenada dos cabelos com tintura e faz com que eles fiquem esverdedados.

3 – Como se prevenir da ação da água, sol e calor e recuperar os cabelos?
Dr. João Carlos Pereira – Para prevenir:
Antes de se expor ao sol evite permanentes, descolorações, relaxamentos, alisamentos e chapinhas. As tinturas devem ser feitas pelo menos uma semana antes da exposição ao sol;
Ainda em casa, com os cabelos secos, aplique um creme protetor ou com filtro solar para cabelos e reaplique-o sempre que sair da água;
Use chapéu ou boné para proteger ainda mais os cabelos dos raios solares;
Evite escovação vigorosa com os cabelos molhados;
Prefira pentes de madeira com dentes largos e desembarace os fios calmamente. Não friccione!
Molhe e lave os cabelos com água doce normal ou mineral toda vez que sair da piscina ou mar;
Depois de cada entrada na água reaplique o filtro solar assim que o excesso de umidade sair;
Use, com frequência, produtos para recuperação de pontas e com hidratação intensa;
Para remover as impurezas do cabelo e dar proteção para o sol, depois da praia ou piscina, use xampus anti resíduos para lavar e condicionadores com filtro para enxaguar;
Evite descolorir o cabelo no sol, porque a ação do produto nesta condição é ainda mais intensa.

Para recuperar:
Evite as causas que desencadeiam as agressões aos cabelos;
Use xampus hidratantes e cremes hidratantes com queratina ou silicone;
Nos cabelos secos ou discretamente úmidos, aplique pomadas e cremes de reparação (hair repair) ou fluidos de silicone;
Faça banhos de óleos vegetais uma ou duas vezes por semana;
Tenha uma alimentação rica em proteínas, vitaminas e minerais.
4 – Quais as conseqüências da ação do sol e do calor ao couro cabeludo?
Dr. João Carlos Pereira – Dermatites e caspa. A umidade gerada pela transpiração no couro cabeludo faz com ele fique muito tempo molhado. Isso propicia a instalação de fungos e o couro cabeludo fica irritado e com coceira.

5 – Deve-se aplicar o creme com FPS nos cabelos úmidos ou secos?
Dr. João Carlos Pereira – Primeiro deve-se passar o filtro solar com os cabelos secos, para melhor absorção. Depois de molhados, é preciso retirar o excesso de umidade com uma toalha e aplicar o produto.

6 – Depois de passar o filtro solar posso enxaguar os cabelos?
Dr. João Carlos Pereira – Assim como acontece com os protetores para a pele, esses produtos são resistentes à água. Os filtros aderem aos fios e formam uma película protetora, que resiste ao enxágüe. O ideal é evitar enxaguar logo após a aplicação pois isso vai remover grande parte do filtro solar presente no xampu.

7 – É melhor cortar os cabelos antes ou depois do verão?
Dr. João Carlos Pereira – O ideal é cortá-los depois do verão. Assim, os fios danificados e as pontas duplas que possam surgir nesse período são eliminados com o corte. Mas lembre-se que os cabelos curtos são mais fáceis de desembaraçar e cuidar.

8 – Deixar o cabelo secar com a água do mar danifica os fios?
Dr. João Carlos Pereira – Sim. Os grãos de sal funcionam como uma lente de aumento e ressecam os fios, intensificando a ação da radiação solar. Por isso, depois da praia, é fundamental enxaguar o cabelo com água do chuveiro ou com uma garrafa de água mineral, logo após o mergulho.

9 – Que tipo de cabelo é mais prejudicado na praia e na piscina?
Dr. João Carlos Pereira – Os cabelos tingidos e com mechas estão entre os mais sujeitos a estragos e, nessas condições, a tinta sai mais rápido.  Esses processos químicos deixam os fios porosos, o que permite maior absorção de cloro e sal. Cabelos crespos, geralmente mais ressecados do que os lisos, também sofrem mais com a ação do sol, da água do mar e da piscina.

10- No caso de cabelos tintos, qual é a cor mais prejudicada? E quais os cuidados a tomar?
Dr. João Carlos Pereira – Os cabelos loiros são os que mais sofrem durante o verão. Na descoloração o fio resseca, porque os pigmentos escuros, que também oferecem uma pequena proteção, são retirados. Portanto, antes da exposição à praia ou piscina, os fios devem ser fortalecidos com hidratações semanais.

11 – Qual o melhor jeito de pentear os fios na praia ou na piscina?
Dr. João Carlos Pereira – Primeiro aplique um creme ou gel fluido e depois desembarace os fios com um pente de madeira. Em seguida use um pente mais fino com um gel fluido. Isso faz com que o pente deslize pelo cabelo sem traumatizar a estrutura dos fios.

7 – Prender o cabelo molhado estraga os fios? Quais as melhores alternativas?
Dr. João Carlos Pereira – Sim. Evite prender o cabelo molhado mas, se o fizer, use um acessório feito de tecido. Evite elásticos e presilhas.

12 – Como amenizar a caspa? O uso da chapinha agrava o problema?
Dr. João Carlos Pereira –  Use um xampu anti caspa, diariamente, durante 15 dias. Escolha um produto que contenha cetoconazole, octopirox, sulfeto de selênio ou sulfacetamida.
No caso da chapinha, se você estiver com caspa, provavelmente o seu couro cabeludo estará irritado e o aquecimento do aparelho poderá irritar ainda mais o local.

13 – Se o fio de cabelo é uma fibra morta, só tem vida na raiz, como agem os produtos que prometem recuperar a fibra capilar?
Dr. João Carlos Pereira – Apesar de ser uma estrutura “morta”, é possível melhorar o aspecto da fibra capilar em relação ao ressecamento e a textura da sua superfície com tratamentos específicos: hidratações e produtos à base de queratina, silicone, óleos naturais e vitaminas. O couro danificado do seu sapato não melhora se receber uma graxa e uma tintura? Então, cabelo também melhora com produtos adequados.

14 – Os filtros usados no corpo podem ser usados nos cabelos?
Dr. João Carlos Pereira – Em último caso sim. Estes produtos não são preparados para este fim e podem deixar seu cabelo mais oleoso.
15 –  Lavar o cabelo todos os dias prejudica o couro cabeludo?
Dr. João Carlos Pereira – Não. Vivemos num país tropical em que os cabelos devem ser lavados diariamente, excluindo uma minoria de pessoas que têm o couro cabeludo ressecado ou nos períodos de inverno nas regiões mais frias. Nesses casos, os cabelos podem ser lavados em dias alternados. Lavar os cabelos diariamente é importante inclusive para remover a oleosidade e eliminar microorganismos e as “células mortas” do couro cabeludo.

16 – Qual a temperatura ideal da água para lavar os cabelos?
Dr. João Carlos Pereira – Evite lavar os cabelos com água quente demais. Prefira os banhos mornos ou temperados, mas nunca gelados.

17 –  O que fazer para os fios crescerem mais rápido e mais saudáveis? Existe algum alimento indicado?
Dr. João Carlos Pereira – Um aporte nutricional à base de vitaminas, minerais, enzimas e proteínas específicas para os cabelos pode promover uma discreta velocidade no crescimento dos fios. Entre os alimentos que aceleram o crescimento estão: carnes, soja, verduras verde escuras, feijão, frutas, fígado, leite e derivados.
18 –  É verdade que o chumbo existente na tinturas para cabelo pode causar danos sérios à saúde?
Dr. João Carlos Pereira – Sim, mas os produtos com registro na Anvisa já passaram por uma inspeção de qualidade e de níveis de concentração de chumbo permitidas. Evite marcas  e produtos de origem desconhecida ou preparadas no local, ditas como “mais eficientes”.

19 –  Além do fator hereditário, o que faz com que os cabelos brancos apareçam mais cedo? Como evitar isso?
Dr. João Carlos Pereira – Os cabelos brancos aparecem mais cedo devido à vários fatores: dietas severas, estresse, doenças crônicas, anemias, processos oxidativos, intoxicações e até mesmo determinados medicamentos.
O surgimento dos cabelos brancos pode ser adiado evitando: fumo, muito sol, bebidas alcoólicas e tratamentos químicos locais em excesso.

20 –  O que fazer para manter os fios bonitos depois da menopausa?
Dr. João Carlos Pereira – É fundamental manter a reposição hormonal, não descuidar da alimentação, fazer reposição multivitamínica e ter cuidados de hidratação e tratamentos locais mais frequentes. A tintura pode ajudar neste período pois mantém os fios mais espessos, resistentes e mais protegidos das agressões externas.

21 –  Tenho coceira frequente. Por quê?
Dr. João Carlos Pereira – A coceira deve estar associada a alguma tipo de dermatite (contato, constitucional ou provocada por microorganismos) que deve ser avaliada por um dermatologista. Um xampu anti-caspa pode controlar o problema. O excesso de oleosidade é constitucional, mas nos casos mais exacerbados, pode ser conseqüência do clima quente de nosso país.

22 – Quem faz natação todos os dias deve ter os mesmos cuidados de quem só vai à piscina nos fins de semana?
Dr. João Carlos Pereira – Quem expõe o cabelo aos agentes químicos da piscina várias vezes por semana precisa de cuidados de proteção intensa. É importante sempre usar a touca e fazer hidratações semanais para amaciar os fios, evitar que ressequem e garantir o brilho

23 –  Cabelo envelhece?
Dr. João Carlos Pereira – Sim. Faz parte do envelhecimento  orgânico, principalmente diante de condições adversas de saúde e nutrição.

24 – Já tentei de tudo mas não consigo resolver os problemas do cabelo. O que fazer?
Dr. João Carlos Pereira – Procure num especialista na área de cabelos.

Informações:
Clínica DERM  – São José do Rio Preto – SP
Dr. João Carlos Pereira
– Membro da American Hair Loss Association
– Membro da International Society Hair Restoration
– Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia
– Membro da International Society Cosmetic Dermatology
– Fundador e membro da Sociedade Brasileira de Laser

Daniela Baptista
Assessora de imprensa
(17) 4009-5500
www.derm.com.br
daniela@derm.com.br