Diferenças entre calvície e queda de cabelo

Calvície:

A calvície ou alopecia androgenética, é causada pela ação da dehidrotestosterona uma fração do hormônio testosterona sobre os receptores herdados na raiz do cabelo. É a única causa de queda de cabelo em que eles sofrem um processo de miniaturização, ou seja, a raiz vai atrofiando e os cabelos afinando até sua fase terminal. Os cabelos ficam mais finos e claros em algumas regiões quando comparados com os cabelos naturais. Debilitados, os cabelos caem  e não voltam mais. A raiz atrofiou e “morreu”.
Não existe soluções caseiras eficazes. Entre inúmeros tratamentos destinados ao tratamento da calvície, somente A finasterida oral, o Minoxidil e o alfa estradiol tópico são considerados indicados e eficazes para o controle da calvície. Recentemente foi lançado um produto, que promete atuar na calvície, chegou ao Brasil através de manipulações.
O transplante de cabelos é o único tratamento capaz de repilar a área calva naturalmente. Atualmente o trasplante de cabelos é uma cirurgia que oferece resultados totalmente naturais, nas mãos de profissionais especializados. O resultado é definitivo.
A queda de cabelos está ligada a inúmeros fatores, sendo os mais frequentes:  estresse, distúrbios hormonais, carências nutricionais (regimes e dietas), deficiências de vitaminas e minerais, anemias, focos inflamatórios e infecciosos, dermatites de couro cabeludo e químicas (produtos de alisamento) e físicas (excesso de escovação ou tração como os rabos de cavalo, por exemplo)
Nestes casos o cabelo cai inteiro, com fios na roupa, escova, banheiro e fronha mas a raiz permanece “viva”, uma vez que a causa é tratada adquadamente os cabelos voltam a nascer e crescer naturalmente.
A queda de cabelos é reversível na maioria dos casos, excluindo poucas causas.
Na calvície, a pessoa percebe que está ficando calva mas não percebe tanto a queda porque os cabelos caem curtos e finos. Já na queda de cabelos difusa, o primeiro passo para o tratamento é identificar a causa que pode ser pelo exame clínico do dermatologista ou através de exames de laboratório.
O tratamento é determinado de acordo com a causa, mas suplementação nutricional com vitaminas, aminoáciodos, proteínas e minerais é essencial para a base do tratamento oral.
 O uso do minoxidil, e corticóides são indicados para tratamento tópico. Já substâncias como o D- pantenol , jaborandi, auxigena tricógena, hair active, tiolisina complex são mais indicados para xampus e condicionadores antiqueda, enquanto os silicones e a queratina são eficientes para o tratamento dos fios (amaciar, hidratar e reparar fios)

master