Cirurgia de pálpebras a laser (blefaroplastia)

O que é e como funciona a Cirurgia de pálpebras (blefaroplastia)

Quando envelhecemos, nossas pálpebras sofrem mudanças indesejáveis, fazendo com que pareçamos tristes, cansados e bem mais velhos do que somos.

Pior fica quando são feitas associações do tipo: Olhar de peixe morto; ou o inaceitável; ar de ressaca constante! Isso, mesmo quem é abstêmio convicto. Muitos fatores, tais como hereditariedade, fadiga muscular e danos causados pelo sol, podem acelerar essas mudanças.

Alguns pacientes apresentam também bolsas de gordura, juntamente com o excesso de pele na pálpebra de cima e abaixo dos olhos. Em muitos casos, a queda das pálpebras é tão acentuadas que atrapalha a visão. Esse excesso de pele e de gordura podem ser removidos com o laser pulsado de CO2 ou com o bisturi tradicional, através da Cirurgia de pálpebras chamada blefaroplastia.
A blefaroplastia pode ser feita tanto na parte superior quanto a inferior da pálpebra, separadamente ou em ambas ao mesmo tempo. A incisão da parte superior da pálpebra é feita nas dobras (linhas) naturais da pele. Já a incisão da pálpebra inferior pode ser feita diretamente abaixo dos cílios ou na parte inferior da pálpebra. O excesso de pele e o tecido gorduroso são removidos e as incisões são cuidadosamente fechadas. As incisões externas misturam-se com a pele e ficam normalmente imperceptíveis depois de pouco tempo.
A blefaroplastia transconjuntival consiste em remover as ?bolsas de gordura? na pálpebra inferior. Quando não há excesso de pele na pálpebra inferior, mas bolsas gordurosas que estufam a pele, a alternativa atual é remove-las, evitando o corte externo que deixara cicatriz próxima aos cílios. Embora seja difícil a visualização, é preferível evitar a cicatriz externa, por mais imperceptível que seja. A bolsa de gordura é removida através de pequena incisão interna, abaixo dos cílios, mas por dentro. Não há necessidades de pontos.
Hoje a cirurgia estética de pálpebra é uma das mais procuradas pelos homens , principalmente, porque a renovação facial é significativa, o procedimento é simples e de rápida recuperação. Dentre as vantagens desta técnica cirúrgica, estão: menos sangramentos, trauma do tecido, inchaço, dor tempo operatório, maior precisão e melhor cicatriz. O retorno às atividades é quase imediato. O laser corta a pele igual ao bisturi, com a vantagem de coagular ao cortar, não ocorrendo sangramento. Portanto raramente ocorre hematomas (roxos), equimoses, dor e inchaço acentuados e demorados.
A cirurgia das pálpebras é considerada pequena e, por isso, normalmente realizada na própria clinica, não necessitando de internação ou hospitalização. A anestesia é local, mas dependendo da preferência do paciente ou do cirurgião, pode também ser feita com geral.
Com a tecnologia high-tech do Portrait, aquelas pessoas que tem somente rugas com discreta flacidez na pálpebra inferior (não excesso de pele), o mais indicado é evaporar essa pele com o Laser (Ultra Pulse) ou Plasma-Portrait, fazendo um peeling ?Star Wars? ? Guerra nas estrelas ? que lembra a espada usada pelo herói do filme, com raios luminosos e efeitos fantásticos na pele. O mais impressionante é que a pele sofre uma retração suficiente para devolver a elasticidade de muitos anos atrás, sem cortes, cicatrizes ou pontos.
A blefaroplastia pode ser combinada com outros procedimentos cirúrgicos ou não, na busca de um maior remoçamento da face. Peelings e máscaras faciais, Plasma (Portrait), Laser (Ultra Pulse), Luz pulsada intensa (StarLux), Microdermoabrasão (Crystal), Laser de baixa potencia e Leds (MultiWaves), Toxina Botulínica, Bioplastia.
Exames oftalmológicos são obrigatórios para a avaliação completa do estado ocular pré-operatório e detectar a ?síndrome dos olhos secos? (ausência de lágrimas), que contra-indica a cirurgia. Hipertensão arterial, hipertensão intra-ocular, doença retiniana séria, blefarite aguda também podem contra-indicar a cirurgia. Exames laboratoriais de rotina pré-cirúrgica são solicitados para maior segurança.

Revista Vida & Arte
Outubro de 2006