Depilação a laser.. é o fim da barba

Pelo sim, pelo não…É o fim da barba!

Depilação a laser com aparelhos de última geração pode acabar com o pesadelo dos homens de ter que fazer a barba todos os dias. Segundo o dermatologista e fundador da Sociedade Brasileira de Laser, João Carlos Pereira, da Clínica Derm, de São José do Rio Preto, os resultados aparecem logo nas primeiras sessões.
1 – Quais os aparelhos a laser utilizados para depilação da barba?
Dr. João Carlos Pereira – Atualmente existem inúmeras marcas de aparelhos com diferentes ações e resultados. O aparelho “queridinho” dos dermatologistas e o mais vendido nos EUA é o aparelho a base do laser de diodo. Considerando que os pelos da barba são muito resistentes, é o aparelho ideal.
Para pacientes mais sensíveis, usamos a luz pulsada que possui um sistema de resfriamento na ponteira que diminui a sensação térmica dos raios luminosos, tornando as aplicações mais confortáveis. Na Derm iniciamos o tratamento com a luz pulsada e depois completamos com o laser de diodo.
2 – Quais os cuidados antes da depilação a laser da barba?
Dr. João Carlos Pereira – Primeiro é preciso raspar a barba. Depois, considerando que os homens são mais sensíveis à dor e a barba é uma região muito dolorida, são necessários alguns cuidados para minimizar o desconforto do homem durante o tratamento. Um deles é a aplicação de um creme anestésico antes do procedimento e o resfriamento da pele através de outro aparelho, que usa um jato de ar frio sobre o local que provoca analgesia durante as aplicações.
3 – Por quê a barba é uma região muito dolorida?
Dr. João Carlos Pereira – A região da barba é dolorida pois os pelos são mais grossos e mais densos, o que provoca maior aquecimento da pele e maior sensação térmica durante a aplicação do laser.
4 – Para quem é indicado Depilação a laser? Todo homem pode fazer?
Dr. João Carlos Pereira – Sim. A depilação da barba a laser é a solução para quem possui barba rebelde, irritada e com pelos encravados (foliculite).  Como estes problemas são ligados aos pelos, outros tratamentos não resolvem e por isso é preciso eliminá-los.
O tratamento também é procurado por homens que não possuem problemas com a barba, mas, que por algum motivo, querem eliminá-la. Muitos não têm paciência de fazer a barba diariamente e querem se livrar deste incômodo. O tratamento só não é indicado para barbas com pelos brancos, que não são depilados pelos lasers.
5 – Em quanto tempo aparecem os resultados?
Dr. João Carlos Pereira – Já na primeira sessão podemos observar falhas na barba. Nessa fase, o paciente deve manter a barba aparada diariamente para minimizar esta aparência estranha.
Com a continuidade das sessões, as áreas sem pelos vão predominando até a completa depilação. A cada aplicação, muitos dos folículos pilosos são destruídos e consequentemente não nascerão mais, enquanto outros são danificados e voltam a nascer novamente (depois de alguns meses)  bem mais finos e claros.
 A cada sessão adicional os pelos “sobreviventes” vão diminuindo e após quatro a seis aplicações poucos restarão na área tratada. Isto ocorre porque o pelo tem três fases no seu ciclo que mudam a cada 30 a 60 dias e, em apenas uma das fases, é que o pelo é destruído, necessitando de novas sessões a cada 30 a 60 dias.  Após a primeira aplicação, os resultados já são visíveis e ao final do tratamento quase todos os pelos são eliminados. A manutenção é realizada com uma sessão a cada quatro, seis ou doze meses.
6 –  Quais os prós e contras?
Dr. João Carlos Pereira – Prós: a depilação a laser é de longa duração podendo ser definitiva com a continuidade periódica das sessões. Além da barba, o laser pode ser aplicado em qualquer área do corpo onde existem pelos. Contras: No passado, o custo deste tratamento era elevado, mas hoje é bastante acessível considerando a tecnologia e o custo dos aparelhos. O desconforto das aplicações é minimizado com o resfriamento da pele.
Informações:
Dr. João Carlos Pereira – Clínica Derm
– Fundador e membro da Sociedade Brasileira de Laser
– Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia
– Membro da International Society Cosmetic Dermatology
– Membro da American Academy of Cosmetic Dermatology & Aesthetic Lasers.
– Ex-professor da Faculdade de Medicina de Catanduva/SP

master