IG Estilo – novidade ajuda a reduzir a queda capilar

Tricologia ortomolecular combate a calvície

Novidade ajuda a reduzir a queda capilar e promove uma recuperação mais rápida dos fios perdidos

Vladimir Maluf
A tricologia, medicina que trata os cabelos, também se fundiu à medicina ortomolecular – que, resumidamente, procura equilibrar o corpo para proporcionar saúde. E os calvos não iam ficar de fora desses benefícios. O dermatologista Ademir Junior, especializado em tricologia pela Internacional Association of Trichologists, define como “uma avançada forma de se fazer a medicina capilar com resultados mais consistentes, confiáveis e bonitos”.
Ainda de acordo com ele, este novo conceito pode ser aplicado com sucesso nas quedas de cabelos, em problemas do crescimento capilar e outros tratamentos de fios maltratados, com raízes oleosas, caspa e muito mais. “Ajuda a reduzir a queda capilar e também promove recuperação mais rápida dos fios perdidos na grande maioria dos pacientes”.
O médico considera a tricologia ortomolecular vantajosa e garante que vem apresentando resultados consistentes no tratamento de problemas capilares. “O paciente começa a perceber o resultado logo nos primeiros meses e fica satisfeito”. Mas, para isso, o médico alerta que é importante ter disciplina e manter uma terapia contínua.
O dermatologista João Carlos Pereira, da JC Pereira Hair Transplant, explica que a técnica permite identificar as necessidades do paciente para manter a vitalidade dos cabelos. “É preciso procurar um especialista em tricologia para o diagnóstico da queda de cabelos e depois iniciar um tratamento de acordo com a causa.”
Porém, o médico diz que esse tratamento é mais indicado para os que querem estacionar a queda. “Dependendo da causa da queda, a tricologia ortomolecular pode ser realizada isoladamente com bons resultados, mas na maioria dos casos, o processo deve ser associado ao tratamento tradicional. Neste caso, os resultados podem ser mais efetivos”. E ele defende que, para os que já perderam os fios, a melhor solução é outra: “o transplante de cabelos, com a técnica folicular, permite resultados totalmente naturais.”
A opinião de quem fez
Renato*, engenheiro de 35 anos, explica que seus cabelos começaram a cair por volta dos 26, mas o problema se agravou mesmo aos 30. “Como meu pai e meu avô eram carecas, procurei tratamento quando eu vi que começou a piorar. Mesmo assim, os fios continuavam a cair”. Ele conta que, com certeza, com tratamentos tradicionais houve uma desaceleração da queda, mas ele ainda achava que não era a solução.
“Resolvi trocar de médico e, por coincidência, ele me falou sobre o tratamento ortomolecular. Meu cabelo, na frente, está muito mais ralo do que antes de começar a cair, mas eu senti que, hoje, eles estão caindo muito menos do que quando eu fazia apenas tratamentos convencionais”. E ainda comemora que os cabelos estão menos frágeis. “Meus fios sempre foram bem fininhos e quebravam com facilidade. Agora, estão mais fortes, mais encorpados…”

master