Cuidados com a calvície.. Pesquisas mostram aumento da vaidade masculina

Se engana quem pensa que a vaidade é um privilégio das mulheres. Inúmeras pesquisas feitas no mundo todo revelam que os homens, principalmente os que vivem em grandes centros urbanos, começam a disputar o primeiro lugar no pódio da beleza com as mulheres. Um dos dados que chama a atenção nestas pesquisas é que uma das grandes preocupações estéticas dos homens são os cabelos ou, em alguns casos, a falta deles pois a calvície atinge cerca de 80% das cabeças masculinas.

 O homem brasileiro caminha para ser um Adônis -deus da beleza na mitologia grega. A grande onda começou nos anos 90, os preconceitos foram caindo devido à insidiosa necessidade de melhorar a aparência e a beleza masculina. Alguns dos fatores que levaram a essas mudanças de comportamento foi a descoberta de si próprio, elevação da auto-estima, necessidades profissionais – de parecer mais jovem, longevidade e também ao prolongamento da atividade sexual com as pílulas para disfunção erétil. As mulheres festejam a nova postura e também admiram e valorizam aqueles que se diferenciam no meio. A maioria delas prefere estar ao lado de um homem bem cuidado, mostram as pesquisas.
Atualmente os homens são exigentes consigo mesmo e não descuidam de um corpo em forma, cabelos cuidadosamente alinhados ou desalinhados, pele reluzente e roupas e acessórios bem adaptadas a cada estilo. Sem contar aqueles que só usam grifes, para parecerem mais sofisticados. Normalmente estão na faixa de 20 a 60 anos, mas o interesse também aumenta entre os adolescentes e avôs, reforçando a máxima que vaidade não tem idade.
O astro Brad Pitt e o atacante inglês David Beckmam, do Los Angeles Galaxy, são apontados como os ícones atuais do homem moderno, assim como Dolce & Gabbana e o pioneiro de todos: Giorgio Armani – também o preferido entre os consumidores masculinos. Entre os modernos do país estão os empresários João Paulo Diniz, Alexandre Accioly, Rafael Calomeni. Luciano Huck, Roberto Justos entre tantos outros. Mas, o processo vai mais além, esses homens também são ávidos por informação e não dispensam as revistas especializadas no universo masculino: as revistas Men´s Health, GC, VanityFair – importadas e Vip e UM nacionais.